Esta semana estava na primeira aula ao vivo do curso COLORir e apareceu um tema muito valioso para todo profissional: como fazer - corretamente - o briefing com cliente em um projeto colorido.
Adoro esse tema porque está no coração do que significa usar sempre as cores certas. E isso independe se estamos falando de um projeto de interiores, de estilo, de mesa posta ou de manualidades. Trazer a visão do seu cliente quando se trata de cores é fator de sucesso e o caminho para criar algo único.
Em primeiro lugar, porque ainda que as cores são universais, sua percepção é pessoal. Ou seja, você nunca vai saber como seu cliente se relaciona com cores até que você não pergunte a ele.
E também porque fazer um projeto de cores, qualquer um seja, não é um jogo de adivinhação. Da mesma forma que o médico analisa fisicamente ao paciente e pede exames de todo tipo antes de dar um diagnóstico, o bom colorista precisa analisar muito bem todo que está em volta do seu projeto para somente depois dar o seu parecer sobre quais cores usar.
E ainda porque dessa forma, você profissional das cores, alimenta sua criatividade. Trazer informações valiosas do seu cliente coloca em funcionamento o jogo da livre associação, é combustível para a criação de um moodboard e serve para construir uma base de entendimento sobre a qual você vai somar a tua experiência e as tuas próprias vivências, o melhor caldo de cultivo para criar algo único.
É por isso que eu afirmo e reafirmo sempre que a fase mais importante de todo projeto é o Briefing. É nesse momento que se joga talvez 70% do jogo quando se trata de escolher as cores certas. Ao ponto que um briefing truncado ou, ainda pior, um briefing inexistente deixa uma enorme margem aberta para o erro.
Algo importante para dizer é que durante um briefing bem feito é bem provável que o teu cliente descubra infos valiosas dele mesmo. Tal é a importância das perguntas que você deve fazer e ainda ir um passo além, não somente saber perguntar mas também facilitar o fluir da conversa.
O que quero dizer com isto? Que não adianta somente com perguntar para o teu cliente "Qual é a sua cor preferida?", até porque é provável que ele não saiba como responder a tal pergunta por mais simples que pareça. Sabe por que? Porque a nossa memória de cores é muito fraca e é difícil falar de cores. Daí a importância de criar as condições propícias para que o teu cliente abra o coração dele para você.
A fase de briefing é a fase mais importante de todo projeto. Ela pode ser mais ou menos longa, mas em todos os casos e estas 3 perguntas devem estar sempre presentes:
A primeira pergunta é: Como você quer se sentir?
Há várias formas de indagar sobre as emoções e sensações atreladas a um projeto, umas mais diretas (como na pergunta "como você quer se sentir") e outra mais indiretas como por exemplo: O que significa para você esta (casa, look, festa... ) nova?, Quais desejos se concretizam com esta (casa, look, festa... ) nova?, O que está motivando esta transformação (casa nova, estilo novo, festa nova)?
A segunda pergunta é: quais cores comunicam para você essas emoções e sensações que deseja?
Esta pergunta é muito importante porque, lembra o que escrevi lá encima, as cores são pessoais. Portanto, se na pergunta anterior o cliente disse que ele busca "alegria" não necessariamente essa alegria se concretiza na cor amarela. Ele pode sentir alegria em qualquer cor e tonalidade, e você precisa ser muito boa ouvinte e perspicaz para escutar e até mesmo, ler entrelinhas se for necessário.
A terceira pergunta é: quais cores você não gosta?
Esta é uma pergunta necessária porque muitas vezes o cliente sabe melhor o que ele não gosta e não quer, do que aquilo que gosta e prefere.
E agora vem o mais importante: para que a conversa de Briefing seja valiosa e frutífera você precisar criar as condições certas. Em base a minha experiência a melhor forma de falar de cor é com cor nas mãos. Ter amostras físicas de cores é muito valioso nesta fase.
Sem amostras físicas nas mãos, o teu cliente pode dizer "Eu não gosto de vermelho" e na prática isso não quer dizer nada porque há milhões de vermelhos . Mais correto é perguntar: "você gosta DESTE vermelho" e sempre acompanhar a pergunta com uma amostra física.
Garantindo estas 3 perguntas na tua fase de briefing você terá melhores condições de criar algo único e sob medida para cada um dos teus clientes.
>>> Aplica esta técnica com os teus próximos clientes e volta aqui para me contar como foi.
Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.
Abraço colorido!
Felicitas