Verde oliva está em alta! É uma cor que atrai logo de cara porque nos conecta com a natureza e tem aquele subtom amarelo que chama atenção. Isso a torna uma cor intermediária, entre verde e amarelo. Essas cores "2 em 1" são as minhas favoritas, pois são ricas, às vezes misteriosas e cheias de personalidade.
O verde oliva é um tom um pouco mais escuro, diferente do verde lima, que também fica entre verde e amarelo, mas é bem mais "ácido" e puxado para o amarelo. Por ser mais escura, o verde oliva tem um toque mais sério e elegante, ótimo para estilos mais formais ou misteriosos.
Muitas vezes, o verde oliva é confundido com verde militar, verde musgo ou verde sálvia. A melhor forma de diferenciá-lo é pelo subtom amarelo.
As combinações com verde oliva são infinitas, e escolhi 3 estilos para explorar: rico e misterioso, inovador e excitante, calmo e tranquilo.
Vamos lá:
RICO e MISTERIOSO: para construir esse estilo é bom apostar em outras cores mais escuras, cores intermediárias (ou seja, com subtons interessantes).
INOVADOR e EXCITANTE: para construir esse estilo é importante ter um contraste alto que chame o olhar e surpreenda. Pode ser qualquer contraste ou todos ao mesmo tempo (de matiz, de luminosidade, de saturação, de temperatura).
CALMO e TRANQUILO: para construir esse estilo é preciso abaixar a energia e isso pode se fazer com cores mais claras, com cores apagadas, com cores próximas sem muito contraste.
Agora minhas paletas:
>>> A paleta RICA e MISTERIOSA.
>>> A paleta INOVADORA e EXCITANTE.
>>> A paleta CALMA e TRANQUILA.
Este é o passo a passo que sigo para construir as paletas:
Eu começo pensando nas sensações e emoções que quero transmitir. Nessa etapa, é importante ter em mente o contexto onde as cores serão usadas.
Depois, vou ajustando as tonalidades da paleta e criando contrastes até chegar a uma combinação que comunique o que desejo.
Proporção é algo que levo muito em consideração. Note que o verde oliva está presente em todas as paletas, mas em quantidades diferentes, o que faz toda a diferença no resultado final .
Eu não uso o círculo cromático para criar essas paletas. Seguir esse processo que mencionei é o suficiente :)
Nunca me canso de repetir: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As sugestões que trago aqui são apenas 3 entre milhões de possibilidades para usar o verde oliva.
Nos vemos daqui 7 dias.
Abraço colorido!
Felicitas